USP lança guia eleitoral para auxiliar na construção de cidades sustentáveis
redebrasilatual.com.br
14 de out. de 2020
2 min de leitura
Documento foi elaborado por 22 estudiosos, que se debruçaram sobre 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030Com as eleições municipais de 2020, o documento pode auxiliar tanto gestores públicos quanto a população em geral na cobrança de melhorias nas cidades
O Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) lançará, na próxima segunda-feira (19), o “Guia Para Cidades Sustentáveis Eleições 2020“. O objetivo é fomentar os debates nas eleições municipais, mas sob a ótica do desenvolvimento sustentável e priorização do meio ambiente.
O professor Wagner Ribeiro, do Departamento de Geografia da USP, foi um dos pesquisadores que participou na elaboração do guia e explica que o documento contou com o trabalho de 22 estudiosos que se debruçaram sobre 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, assinados pelo Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU).
“A partir disso, chegamos a uma série de recomendações que podem ser indicadas a candidatos a prefeito e vereadores. A nossa ideia é levar argumentos para o debate nas questões sustentáveis. Esse guia pode subsidiar os movimentos sociais, populares e até a imprensa. É preciso pensar numa cidade mais sustentável”, afirmou ao Jornal Brasil Atual.Com as eleições municipais de 2020, o documento pode auxiliar não só gestores públicos como a própria população em geral na cobrança de melhorias nas cidades. Wagner Ribeiro levanta algumas pautas de desenvolvimento sustentável que precisam estar no debate.
“As pessoas vivem em áreas urbanas e precisamos enfrentar sérios desafios, como a questão do saneamento básico e recuperação de corpos d’água em áreas urbanas. É preciso ampliar as áreas verdes, pensar num projeto de reurbanização adequado à sustentabilidade para controlar os insumos de energia”, explicou.
O Guia possui 54 páginas e nele os pesquisadores também indicam possíveis programas que os candidatos poderiam adotar, caso sejam eleitos, para a construção de uma cidade mais sustentável.
Comentarios