Entrevista com a Secretária de Assistência Social de Paracuru, Scarlet Mendes



A Secretária de Assistência Social de Paracuru, Scarlet Mendes, esteve presente nesta quinta-feira (31/03) na Rádio Mar Azul para falar sobre o Prêmio em reconhecimento a criação do PMPI (Plano Municipal pela Primeira Infância).


Nesta semana, a Prefeitura de Paracuru através da Secretaria de Assistência Social, recebeu o Prêmio em reconhecimento a criação do Plano Municipal Intersetorial da Primeira Infância, categoria Ouro.



O Plano Municipal pela Primeira Infância tem o objetivo central articular diferentes setores da administração municipal com a finalidade de estabelecer metas e complementar suas ações para cumprir o dever do Estado na garantia da prioridade absoluta dos direitos das crianças, previsto na Constituição Federal.


O Plano Municipal pela Primeira Infância é um instrumento politico e técnico, construido em um processo democrático e participativo, com participação das diferentes secretarias e órgãos públicos da administração municipal, poder legislativo. judiciário e sociedade civil, e que contemple a escuta e participação das crianças - sujeito de direito a quem se destina o PMPI. Os planos são constituidos de um diagnóstico da situação de vida, desenvolvimento e aprendizagem das crianças no municipio, uma lista de ações das diferentes secretarias para garantir que os direitos das crianças sejam integralmente atendidos, e metas que permitam avaliar as políticas planejadas e em curso.